segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Os indios

Gosto de ser professora dos "grandes"... dá-me gozo que estão errados cada vez que pensam que não há nada NOVO que lhes possamos ensinar. Adoro o desafio que é o jogo deles... Sei joga-lo e faço-o com um sorriso no rosto.

Chego cedo e divirto.me com os alunos que chegam mais cedo. Saio tarde e sento.me, se me pedem, com eles na conversa a ouvir as suas estórias e problemas, tantas vezes parecidas com as minhas (do passado, do presente).

Mas... Não gosto de dar aulas ao 1º ciclo, da mesma forma que não gosto de dar aulas de ginásio. Olho sempre para os miudos destas idades como pessoas pequeninas a conquistar, mas que a qualquer momento se podem transformar num bando de indios.

Tive uma professora na universidade que dizia que um dia, quando estivessemos do outro lado, viveriamos a seguinte verdade, "Os alunos estão lá apenas para tornar dificil a tarefa do professor. O que são nesse instante alunos, rapidamente se transforma num bando de indios correndo por e para todo o lado".

Nunca percebi muito isto.. achava (logicamente) que sem alunos não haveria qualquer sentido em aulas. Hoje percebo... dar aulas ao 1º ciclo é para mim trabalho e não gozo... e há nanosegundos em que a ideia de dar aulas sem alunos não me parece tão má como isso.

Bem, amanhã há mais um dia com indios... mas de diferente tribo. Esperar que eles se divirtam o mesmo, e que eu, pelo menos, um bocadinho.

Sem comentários: