domingo, 5 de julho de 2009

As ultimas palavras à turma de H.

Com o relógio a contar os últimos minutos sentei-me com eles, e deixei surgir o silêncio. Não surgiu. É neste instante que H se levanta, olha para mim e sorri. Antes que pudesse sorrir de volta, H abre os braços e roda gritando, CALEMMMMMMMMMMMMMM-SE, não vêem que a professora quer falar?! H é o meu melhor aluno de sempre. E um dia hei-de explicar aqui o porquê.


Calam-se. H sorri de novo para mim e senta-se. Tiro então do pulso o relógio e viro para eles os brilhantes da Swatch que tão bem conhecem por terem marcado tantos tempos de velocidade, barreiras e minutos de futebol que perderam por se portarem menos-bem.



Meus amores, porque hoje é, – engulo em seco – foi, a última aula, quero fazer com vocês uma coisa nova. É algo a que não estão habituados e para isso preciso de 90 segundos do vosso tempo, do vosso silêncio. Assim que terminarem estes noventa segundos – pouso o relógio no chão – já não serei mais vossa professora. E isso só traz vantagens para toda gente. Eu não terei que aturar mais as birras do N, as queixas da C, o B a pedir para jogar futebol de 30 em 30 segundos. Não terei de ler mais livros de psicologia sobre como convencer a P para a fazer os exercicios ou a fazer alguma coisa que não seja ficar sentada… Deixarei de esgotar a minha paciência semanal em apenas 90 minutos não é R? E finalmente vou deixar de por o F de castigo!


Vocês deixarão de ter que fazer flexões e abdominais por cada segundo se atrasem além dos Um, dois, três, quaaaaatro… cinco segundos depois de ouvirem o apito. Sobretudo... vocês deixarão de levar com os sermões, secas e explicações sobre como se comportar, como falar e como agir enquanto alunos, meus alunos, rapazes, raparigas, colegas e… amigos que são.


É por isto que estes 90 segundos são especiais, porque são só sobre coisas boas. Porque servem para dar os parabéns. A todos. Porque permitem que vos olhe a todos nos olhos, e sorria a cada um. Todos vocês são especiais. A todos e cada um de vós, desejo as maiores felicidades para o ano, para a nova escola. Não se esqueçam que são colegas, tomem conta uns dos outros e… façam novos amigos. Porque é isso que eu e vocês seremos no final dos noventa segundos. Amigos.


Para terminar, quero apenas dizer que não aceito reclamações vossas. Durante este ano, ouvi muitas, ouvi todas, apesar de ter fingido e tentado ignorar algumas. Tal como vocês às minhas! Porque sim B, eu sei que preferias passar estes 90 segundos a jogar futebol! Hehehe. E não aceito reclamações porque quero terminar dizendo isto: Não espero que tenham aprendido algo comigo, porque sou vossa professora, sei que aprenderam. Tal como eu com vocês. Espero sim, que tenham gostado das aulas. E que se tenham divertido comigo tanto como eu me diverti convosco.


Eu não gostei, diz o G, e eu também não, diz o H,o tal meu melhor aluno de sempre. Os meus olhos abriram-se incrédulos e o meu coração parou por um segundo. O mundo entrou em pausa enquanto tentava perceber naquele 1 segundo o que tinha corrido mal. Enquanto me esforçava por tentar voltar a respirar… eu sabia que aquela conversa tinha sido uma má ideia, eu sabia, eu sabia… ouço os outros dizerem, nós também não gostamos. E com este choque o coração voltou a bater, o ar voltou a entrar e com toda a calma do mundo ia dizer-lhes que tinha avisado que não aceitava reclamações.

Antes de poder começar a frase oiço em coro, nós não gostamos, nós ADORAAAMOSSSS!!! Senti o vermelho-pimentão a alastrar pelo rosto. Para esconder a cara apanhei o relógio do chão e lentamente apertei-o no pulso. Volto a olha-los, pela ultima vez. Viro costas e vou apanhar o meu saco… na esperança de poder esconder a cara vermelha no teclado de um qualquer dos telemóveis enquanto deixo no ar a ultima frase.


Pois, pois seus graxistas! Mas as notas estão dadas e os 90 terminaram à cinco segundos atrás. Boas férias. Vemo-nos na praia.


2 comentários:

fairy_morgaine disse...

são estas as professoras que fazem toda a diferença. mesmo toda.

Shadow disse...

Isso não digo, nem sei.