Hoje por muitas razões, tenho o coração pequenino. E aperta a saudade dos meus alunos.
Os deste ano despediram-se de mim com um ramo lindíssimo. As rosas mais bonitas que alguma vez recebi, que alguma vez vi. Eu despedi-me deles não pondo os pés na sala dos professores… Sentei-me no corredor em cima de uma mesa até terminar de assinar todas as camisolas de finalistas que me colocaram na frente. “Cara Peste, desejo-te sucesso e muitos sorrisos. Beijinhos, F.”
Professora, perguntam os finalistas, para o ano vai para a nossa nova escola? Sorrio. Não meus queridos, não vou. E se lhe pedirmos muito? Sorrio também com os olhos desta vez. Obrigada pelo convite, mas não é assim que as coisas funcionam, depois, acho que já é tempo de arranjar outro alguém para vos aturar. E claro, alunos de jeito para mim. Ou pelo menos não tão chatos. Riem eles.
Correm para mim os miúdos fantásticos de outra turma. Professora, professora, para o ano somos finalistas. Sim meu amor, eu sei, parabéns. Professora, passamos todos!!! Sorrio. Então muitos parabéns, a todos. Professora, já passou na nossa sala? Deixamos lá uma mensagem para si, gostamos muito de si. De sorriso aberto respondo, Obrigada.
Sed’TORA, já passou à sala 7? Deixamos lá mensagem para si no quadro. Não, N. ainda não passei, o G. já me disse, passo lá antes de me ir embora. O N.? Não é na sala 9, é na sala 7 nós também deixamos. Ok, N. passo lá daqui a pouco, beijo.
Não passei, à nove, à sete, à sala dos professores ou a outra sala qualquer. Sob o olhar das funcionárias e do restante grupo de educação fisica, fui raptada pelos 7 miúdos mais giros da escola para ir jogar voleibol e fui.
4 comentários:
tenho saudades, de professores/as assim =)
e talvez o saibas, mas para (nós) os alunos, este tipo de acções são a melhor forma (que temos) de expressar o quão bons professores foram e o quanto significam (para nos)
algo me diz, k és uma excelente professora ;)
Fizeste-me sorrir.
Hoje lembrei-me de dois ex-professores.
- Um que odeio (infelizmente é mesmo este o termo para a besta de português que um dia me deu um "2" a um trabalho que no ano seguinte valeu 17 valores) por variadissimos motivos. E que felizmente há duas semanas perdeu as eleições para Director da escola onde um dia vou voltar.
- A minha professora de Inglês do 5º ano... Lembro.me das aulas, de gravador, cd do livro e musicas... lembro-me de cantar como se não houvesse amanhã a musica do "Johny Spider". Seria johny? já não sei.. Mas sei que nunca antes, nunca depois encontrei alguém assim. Que ainda hoje... trata todos os alunos por igual. Trata todos os alunos por "meu amor", "minha riqueza" "meu príncipe/princesa".
Ela entra na escola e todos os miúdos correm para ela. Parece A mãe pato e os patinhos em fila atrás... Eu não sou assim, jamais serei assim, parece.me. E por isso ela será sempre o meu exemplo, pelo sorriso que sempre dá, pelas palavras boas que sempre tem. Já eu.. tenho dias.... em que me saí:
Épah!!! não me chateiem o juízo hoje se faz favor. ANDORRRRRRRRRRRRRR
;)
lol ha professores que nos marcam por diferentes motivos.. também tive as minhas pragas e os meus amores de professores..
mas a que me marcou mais positivamente é uma que me lembras bastante, a professora de educaçao fisica do 12º
lembro-me de a ver nos corredores nos anos anteriores e de pensar que nao gsotava dela, pela forma como falava, como utilizava um palavreado de tiazinha. descobri-la no inicio do 12º nao soube bem.
mas felizmente, depressa descobri que tinha a opiniao mais errada possivel, a forma como nos chamava a atençao gritando "oh meus amores! corram la mais um bocadinho que so vos faz bem!" a forma como vocês se relacionam com os alunos, é identica =)
é professora para o bom e para o mau, e nos piores momentos também la esta, nao era qualquer professora que manda um aluno sair da piscina para lhe fazer massagens num pe em recuperaçao x)
e ainda hoje, quando volto para ver velhos colegas, acabo por algum motivo a fzer a aula de educaçao fisica xD
e bom ter professores que nos marcam positivamente, aulas e escola, tornam-se muito mais toleraveis e divertidas =)
Os meus de Ed. Física foram quase todos uns "coninhas"* ao contrário do meu irmão que 3anos mais velho apanhava sempre "grandes malucos e malucas" ;)
Aqui que ninguém nos ouve, à tia não falo, mas confesso-te que costumo arrecadar o titulo "Miss mau humor" logo na primeira semana. Isto porque se for de manhã entro na escola pedrada de sono e debaixo dos óculos de sol não cumprimento (nem vejo) ninguém. Se for de tarde e me faltar o café, idem.
A acrescentar ao facto, sagitariano, de ser completamente aluada para essas coisas (ver gente)... não hesito 1s a pôr na ordem (seja alto, baixo, magro, gordo, meu aluno ou aluno de outros) qlq puto** mal educado, indisciplinado ou que se prepare para se fazer merda.
Mas pronto, passado algum tempo percebem que as 10h30 depois de ir à maquina tirar um café ou chocolate quente sou a professora mais porreira e com as bocas mais brilhantes lá da escola cof, cof ;)
*expressão roubada à GAJA ou à TEIA, já não sei.
** quem diz puto diz pirralhos e pirralhas dos 6 aos 22
Enviar um comentário