quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Lua Nova

"Tu não ias deixar-me - sussurrou. - Percebi isso. E eu não queria fazê-lo, morreria; contudo sabia que, se não te convencesse de que já não te amava, levarias muito mais tempo a reconstruir a tua vida. Esperava que, se pensasses que seguira em frente, tu fizesses o mesmo. Mas nunca imaginei que fosse tão fácil. Pensei que seria quase impossível; ou seja, que tu estarias tão segura da verdade que teria de passar horas a mentir para, apenas, semear a dúvida no teu espírito. Menti e lamento. Lamento porque te magoei, lamento porque foi um esforço inútil. Lamento não ter conseguido proteger-te daquilo que sou. Menti para te salvar e não resultou. Lamento. Como pudeste acreditar em mim daquela forma? Depois de dizer-te milhares de vezes que te amava, como deixaste que uma palavra te fizesse perder a confiança em mim? Vi nos teus olhos que acreditaste mesmo que já não te queria. A ideia mais absurda, mais ridícula... Como se houvesse maneira de existir sem precisar de ti! Onde estavas com a cabeça? (...)
Como posso dizer isto de maneira a que acredites em mim? Não estás a dormir nem estás morta. Estou aqui e amo-te. Sempre te amei e sempre te amarei. Pensei em ti, via o teu rosto na minha cabeça, em cada instante que passava longe de ti. Quando disse que não te queria, cometi a maior das injustiças. Não acreditas em mim pois não? Porque acreditas na mentira e não na verdade? (...)
Ontem, quando te tocava, estavas tão... hesitante, tão cautelosa; todavia continuavas a mesma. Preciso de saber porquê. É por ser tarde de mais? Por te ter magoado tanto? Por teres seguido em frente, como queria que fizesses? Seria... bastante justo. Não contestarei a tua decisão. Não tentes poupar-me, por favor... Diz-me se ainda consegues amar-me, depois de tudo o que fiz. Consegues? - Sussurrou."

Stephenie Meyer
in, Lua Nova

E assim foram 1000 paginas em menos de duas semanas. Gostei mais do "Crepúsculo" que do "Lua Nova", mas a verdade é que estas 511 foram devoradas apenas nos últimos 3 dias. E mais não digo, que quando as minhas ex-alunas me falavam da saga "Luz e Escuridão" jamais imaginei que também eu fosse virar leitora de Stephenie Meyer, quanto mais a transcrever a pagina 465 do livro. E tudo porque me obrigaram a ouvir isto.

14 comentários:

Sílvia disse...

A musica é mais do que bonita, adoro-a :)

Shadow disse...

É não é?! eu ainda ando viciada nela. Está ali junto a "Claire de lune" nos meus "pianos" favoritos... Curiosamente "clair de lune" é a música favorita do personagem que compôs e toca esta; o mesmo da fala que aqui deixei.

Cris disse...

Ora, dá-me a tua opinião...

Eu gosto muito de ler, embora não o faça tanto por estes dias e dita a minha experiência que na esmagadora maioria das vezes gosto mais do livro do que do filme (mesmo que goste dos filmes, claro!).
Só uma vez fiz o processo inverso do que estou habituada, ou seja, leio primeiro o livro e só depois vejo o filme.

Valerá a pena abrir excepção para o Crepúsculo, uma vez que já vi o filme?

Shadow disse...

Não sei... eu vi os trailers. Há muita coisa que não imaginei da mesma forma... A maioria dos fãs gostou do filme, mas existem algumas adaptações, desde muitas cenas que ficaram de fora até outras que não faziam parte parte ou que entraram bem mais cedo que no livro.

Se calhar, se fosse a ti lia, mas os livros seguintes, apesar de estar quase a rebentar o 2º filme, parece-me.

Cris disse...

:)
Estou para aqui a pensar com os meus botões se depois só vendo o filme e atendendo às respectivas adaptações... e agarrando directamente no segundo livro haverá coisas que não fazem sentido ou se perderei algum fio à meada...

Acho que sim, o 2º filme acho que sai ainda este ano, salvo erro, em Novembro.

Shadow disse...

Calculo que não seja como Harry Potter. Em que era indispensável ler os livros (mas aí tb sou suspeita que ao contrario de muita gente não gostei e deixei de ver os filmes). Pelo que sei o filme foi adaptado sempre com revisão da autora e ela não deixaria partes fundamentais de fora, porque os 3 primeiros livros já estavam publicados. Ainda assim o 2º livro, faz muita revisão do primeiro, em tudo o que é necessário. O que foi para mim um pouco irritante visto que li os 2 de seguida e não esperei 1/2 anos da edição da sequela.

Cris disse...

Eu continuo a ver os filmes do Harry Potter e na maioria dos casos acho que sobretudo a nível de efeitos especiais estão bem conseguidos.

No entanto, os livros estão a anos luz. Devorei-os todos! Aliás, já defini como missão, daqui a 2 ou 3 anos, relê-los, porque os li com uma gula tão grande que acho que há coisas que nem digeri bem. :)

Shadow disse...

A minha gula deu-me para ter aqui na estante à minha frente o sexto e o sétimo em Inglês. Que jamais ia esperar meses pela versão portuguesa... Infelizmente tenho as capas de criança e não de Adulto ;(

Também não os tenho todos, ofereceram-me o 1º de aniversario. Emprestaram-me o 2,3 e 4... o 5º saiu em pt quando entrei para a universidade e pouco depois de ler o (2,3,4). O sexto e estimo já os comprei eu ainda na faculdade... Num curso onde a malta só lê jornais desportivos, quanto mais harry potter, ainda por cima em inglês. :-D

Quanto a rele-los, era para ter feito isso nestas férias.. mas eram tantos os livros em atraso (e por falar nisso tenho ali o ERAGON há anos!!! que...

Cris disse...

Eu também não os tenho todos, mas os que não tenho, quem emprestou da primeira vez volta a emprestar! :D

A minha gula não foi tão grande. hehe
Pessoalmente acho que me aguentaria razoavelmente bem com um livro em inglês, mas ainda nunca me aventurei...

Eu sofro do mesmo mal... tenho tantos livros em atraso, que custo a dar conta do recado. Os que estão para reler têm de aguardar a sua vez sossegadinhos na estante e sorrir simpaticamente quando passo por eles.

O Eragon e família limitada não li. Vi o filme que era tão badalado e soube a pouco.

Missies Blue disse...

aaaah aaaaah!! também tu!

li esta saga em novembro passado, mas li em ingles que foi como os conheci primeiro.. ha uns meses li em portugues e ia desatando a chorar, o crepusculo é uma traduçao tao tao... pouco fiel ao sentido de humor original!

mas mesmo assim nao esta mau de todo, os outros 3 volumes já estao mais fieis ;)

e ja li os livros umas 3 vezes??
ha ali qualquer coisa.. que vicia.

e a musica ;) ja a pus umas quantas vezes no blog, *all time favorite*


resto de boa leitura ;)

Shadow disse...

Iruvienne,

Quanto à música eu sei. Mas tu tb tens sempre uns "pianos" tão bonitos por ali que, não era de estranhar! ;)

Quanto ao livro achei este a nível de escrita mt melhor conseguido, o que convenhamos, não era tão difícil assim. Mas a nível de estória, muito mais o primeiro. Mas diz.me tu, vale a pena ir à FNAC comprar os próximos 2?

Jade disse...

Bem... tanto comentário já dá para "isto escrever doutoramento sobre um!"
Bj, môri

Missies Blue disse...

vale a pena sim ;)

o que estes livros têm de bom é que nao é como um qualquer romance em que as coisas se desenrolam para que acabem apenas no "felizes para sempre". desenvolve-se tudo de forma fiel às personagens e... bem aprende-se muito, eu pelo menos em cada livro fui sempre aprendendo qualquer coisa. o humor mantem-se ;)


e nao vou dizer mais nada porque nao me quero perder em explicaçoes complicadas nem em partilhar informaçao antes do tempo.

vai compra-los, valem a pena, apenas isto :p

Shadow disse...

Jade,
confessa... estás quase a pedir-mos para leres também!!! ;)

Iruvienne,
hmmmmm..... hmmmm.... hmmmm... é pá! e eu com tanto trabalho atrasado já! (Mas confesso, depois de ter andado as ultimas noites nisto estou a ressacar... queria o ECLIPSE, já!!!)