sábado, 28 de novembro de 2009

No Teu Deserto

“Escrever é usar as palavras que se guardam: se tu falares de mais, já não escreves, porque não te resta nada para dizer.” Foi assim que este livro me conquistou. Com esta passagem roubada à página 100 e colocada na aba.

É, daqueles livros que se devoram numa qualquer tarde de manta e chuva. Daqueles livros que sai das paginas e se aloja cá dentro. Daqueles livros que vai crescer e mudar connosco. E daqueles livros que sabemos que um dia mais tarde, ou amanhã, vamos reler.

E foram tantas as passagens roubadas às 125 paginas e copiadas para a moleskine.

"Hoje já ninguém vai ao nosso deserto, Cláudia. A razão principal é que já não há muita gente que tenha tempo a perder com o deserto. Não sabem para que serve e, quando me perguntam o que há lá e eu respondo “nada” , eles riscam mentalmente essa viagem dos seus projectos. Viajam antes em massa para onde toda a gente vai e todos se encontram. As coisas mudaram muito, Cláudia! Todos têm terror do silêncio e da solidão e vivem bombardeando-se de telefonemas, mensagens, escritas, mails e contactos no Facebook e nas redes sociais da Net, onde se oferecem como amigos a quem nunca viram na vida. Em vez do silêncio, falam sem cessar; em vez de se encontrarem, contactam-se, para não perder tempo; em vez de se descobrirem, expõem-se logo por inteiro, fotografias deles e dos filhos, das férias na neve e das festas de amigos em casa, a biografia das suas vidas, som amores antigos e actuais. E todos são bonitos, jovens, divertidos, “leves”, disponíveis, sensíveis e interessantes. E é por isso que vivem esta estranha vida: porque, muito embora julguem poder ter o mundo aos seus pés, não aguentam nem um dia de solidão. Eis porque já não há ninguém para atravessar o deserto. Ninguém capaz de enfrentar toda aquela solidão."

(Excerto de: Miguel Sousa Tavares , “No Teu Deserto” – um quase romance)


8 comentários:

Jade disse...

Já li, foi um dos livros que li na fúria das férias grandes. E adorei. De uma sensibilidade muito própria. Gostei muito
Bj

Shadow disse...

Eu sei,falaste-me do livro há meses. E falaste-me com paixão, mesmo dizendo-te eu que me recusava a compra-lo. Por ser de quem era. E por ele, autor, falar sempre da forma como fala da avaliação dos professores e ser famosa a citação da incompetência com que rotulou todos os que são professores.

Dizia eu que provavelmente algum dia o leria.. mas que não me via a comprar-lo. Afinal, comprei dois. (oferecidos aos respectivos aniversariantes). Enfim sagitário é o ser mais coerente a ser incoerente.

Bj

Missies Blue disse...

acho que este vem cá parar no natal. pelo menos vai estar na lista, de certeza ;)

mais alguma recomendação? estou a ficar sem livros para devorar x\

bjo* bom domingo

Shadow disse...

ehehe, pois isto aqui não é propriamente a tasca do prof. Marcelo! Eu ainda tenho de acabar o Eclipse e o Amanhã da S. Meyer para me dirigir ao Sr J.Rodigues dos Santos e ao ultimo do Dan Brown. Este foi um bom percalço, já que vai todo numa tarde!!!

fora isso.. só livros sobre a tese, e convenhamos que ninguém tem paciência para ler livros sobre a menopausa (com tanto tempo de antecedência).

bj

Missies Blue disse...

LOOL pois livros sobre a menopausa talvez nao. tese sobre a menopausa??

o último do Dan Brown virá aqui parar eventualmente, já prometi oferece-lo a o meu primo e a modos que as nossas estantes de livro sao partilhadas x)

J.Rodrigo dos Santos nunca calhei a ler.. andei fugida dos portugueses, sou aliás uma criança ignorante em frente de escritores portugueses, pouco conheço e raramente sei por onde começar.

algo me diz que tens a tua lsita de leitura bem preenchida para os proximos tempos x)

Shadow disse...

Sim "menopausa" long story. Short: efeitos do exercício na composição corporal, características e sintomas da mesma.

Dry-Martini disse...

Ainda não li. Estava a guardar-me, mas agora essa frase também me conquistou .P

XinXin

Shadow disse...

Eu gostei. Sem ser extraordinário é bom da primeira à ultima pagina.

Pelo que costumo ler do que escreves e lês (Lobo antunes fora, que ainda não o "conhço") acho que vais gostar!

beijo, e bem-vindo