Anda a blogosfera docente em peso a emitir opiniões sobre a, ou uma, nova organização da matriz curricular. Sobrescrevo muito do que tem sido dito e escrito sobre o tema, especialmente no que à redução dos 90 minutos diz respeito.
Percebo que os colegas de matemática e português em algumas aulas por semana, queiram funcionar com a turma por metade a trabalhar de forma alternada. Percebo que os de ciências fisico-quimicas e naturais também. Acho mesmo que são boas ideias.
Agora o que não percebo é como é que neste país de obesidade infantil, jovem e sénior (apoio-me em estatísticas bem gordas para dizer isto) se acha bem que a educação física se resuma a duas aulas de 60 minutos (já a assumir a redução dos 90)? Neste país onde a informação e formação nutricional é aproximadamente: Zero e nestas idades onde o nosso corpo é parte fundamental da auto-estima e bem-estar, não se pense que a disciplina possa e deva cumprir a função e evoluir para "Desporto, condição física e Saúde".
Não quero mudar o nome à disciplina, que isso pelas faculdades tem originado guerras e debates demais. Quero é que as pessoas, incluindo colegas, percebam que a parte da educação no nome da disciplina serve ou devia servir precisamente para isso, para acompanhar e educar os miúdos. Até a nível higiénico - porque não acredito que me digam que é apenas nas escolas pro onde tenho passado que se nota o processo de fermentação da transpiração e falta de cuidados dos miúdos - antes, durante e depois das aulas.
Quero que percebam que as recomendações mundiais há muito que deixaram os 3 dias (que na escola portuguesa se traduziu sempre e apenas em dois) e que corresponde actualmente a 5/7 DIAS. Quero que percebam que esta educação em Portugal, se faz apenas nos BONS ginásios e aos adultos, a vocês, a nível físico e nutricional. Que o ideal seria fazer-se na escola, já que não se faz de todo, em casa. E, mesmo considerando que esta disciplina envolve uma logística diferente, não me oponho a que reduzam as aulas de 90' se passarem as de 45' também para 60'.
Oponho-me sim é que se continue a viver com a cabeça enfiada na areia... não se crie valorize a dimensão desportiva da educação a par da artística, cientifica, cultural e social. Não se perceba que a disciplina, por todas as boas razões, deveria traduzir-se em 3/4x's 60'/semana.
Percebo que os colegas de matemática e português em algumas aulas por semana, queiram funcionar com a turma por metade a trabalhar de forma alternada. Percebo que os de ciências fisico-quimicas e naturais também. Acho mesmo que são boas ideias.
Agora o que não percebo é como é que neste país de obesidade infantil, jovem e sénior (apoio-me em estatísticas bem gordas para dizer isto) se acha bem que a educação física se resuma a duas aulas de 60 minutos (já a assumir a redução dos 90)? Neste país onde a informação e formação nutricional é aproximadamente: Zero e nestas idades onde o nosso corpo é parte fundamental da auto-estima e bem-estar, não se pense que a disciplina possa e deva cumprir a função e evoluir para "Desporto, condição física e Saúde".
Não quero mudar o nome à disciplina, que isso pelas faculdades tem originado guerras e debates demais. Quero é que as pessoas, incluindo colegas, percebam que a parte da educação no nome da disciplina serve ou devia servir precisamente para isso, para acompanhar e educar os miúdos. Até a nível higiénico - porque não acredito que me digam que é apenas nas escolas pro onde tenho passado que se nota o processo de fermentação da transpiração e falta de cuidados dos miúdos - antes, durante e depois das aulas.
Quero que percebam que as recomendações mundiais há muito que deixaram os 3 dias (que na escola portuguesa se traduziu sempre e apenas em dois) e que corresponde actualmente a 5/7 DIAS. Quero que percebam que esta educação em Portugal, se faz apenas nos BONS ginásios e aos adultos, a vocês, a nível físico e nutricional. Que o ideal seria fazer-se na escola, já que não se faz de todo, em casa. E, mesmo considerando que esta disciplina envolve uma logística diferente, não me oponho a que reduzam as aulas de 90' se passarem as de 45' também para 60'.
Oponho-me sim é que se continue a viver com a cabeça enfiada na areia... não se crie valorize a dimensão desportiva da educação a par da artística, cientifica, cultural e social. Não se perceba que a disciplina, por todas as boas razões, deveria traduzir-se em 3/4x's 60'/semana.
2 comentários:
Apoiado! Hoje o teclado já serviu para alguma coisa inteligente, vês? Parabéns
Apesar da dor de não ter servido para o texto no word que não foi escrito.... e se perpetua madrugada fora. Ficou o consolo deste teu comentário. Obrigada.
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