domingo, 25 de abril de 2010

Fantasmas

Acordei com uma sms da minha Madrinha. Como sempre, foi à missa de finalistas... a missa da minha afilhada e tantos amigos meus. Auto-proclamava-se velha, e perguntava-me saudosista, se tinha noção do tempo? Apeteceu-me responder-lhe que já não sabia se tinha sido ontem ou há um milhão de anos atrás, em outra vida, que eu tinha terminado ou que caloira a tinha visto terminar.

Não lhe respondi nada disto. Admirei-lhe sim a coragem, o estômago que não tive para os ver partir. Para me lembrar que há coisas que não voltam, queira ou não a vontade. E que me levaram a recusar os convites para estar presente.

- Quando vens finalmente dar aulas comigo para a Universidade?
- Quando os alunos não possam ser ou ter sido meus amigos, conhecidos, afilhados. Quando eu me torne inequivocamente vais velha que eles. Quando alguns dos que aí me deram aulas estiverem debaixo de terra ou em diferente continente. Quando os funcionários deixarem de me olhar como a aluna e miúda de 17 anos. Quando deitarem todas as paredes abaixo e construírem novas. Ou simplesmente, quando o meu coração for finalmente imune a essa casa e não se lembrar mais do quanto aí amei e perdi.
- Fazes cá falta.
- Não mais que tu. Nunca mais que tu. Tu já perdoaste a esta universidade o que te fez, e não dás senão o melhor de ti. Eu ainda não. Ainda não dou o melhor de mim todos os dias. Ainda não perdoei esta casa. Estas pessoas. Ainda nem me perdoei a mim.
- Voltarás, algum dia?
- Não sei. Talvez um dia me canse de viver por princípios e valores e venda a minha alma de vez a este sitio. Talvez esta casa se livre destes fantasmas e pobres de espírito e se abra de novo para o mundo. Ou, tal como tu, não consiga calar a vontade de ensinar aos melhores.

2 comentários:

Sílvia disse...

:) é qualquer coisa que não se explica apesar de estar a morrer de tão cansada, apesar do calor e do escaldão no nariz valeu tanto a pena :) Adorei...

Shadow disse...

É sim senhora! Eu também adorei esse dia e só não fiquei queimada como 70% da malta porque usava creme com factor 15. Bjoo