sábado, 15 de maio de 2010

Porque odeiam os professores de educação física ser chamados de "ginástica" (ou então não)

Pais, alunos, funcionários e outros professores (estes num sentido irritantemente provocatório) chamam, aos professores de educação física “professores de ginástica”. Esta semana tive de explicar porque me irrita o termo…

A verdade é que a educação física, como qualquer trabalho que envolve a interacção com outras pessoas, sobretudo pequenas pessoas, pessoas em formação, tem uma forte componente moral. E uma coisa que é inerente à profissão de professor, quer se queira ou não, é que estamos sempre a ensinar. Há sempre alguém a observar. A câmara está sempre ligada. O foco está sempre sobre nós. E existe uma mensagem permanente.

É preciso saber que, o mais importante que podemos ensinar às nossas crianças é: carácter. E… a educação física, o desporto, é mais que um caminho privilegiado, é, um veículo para ensinar a estes futuros adultos o respeito. O respeito pelos colegas, pelos professores e ensino. A partilha, honestidade, coragem e por ai fora.

A ginástica é uma modalidade desportiva que engloba um conjunto de regras e gestos. A educação física, engloba sabedoria prática: actividade física, saúde, valores.

1 comentário:

cai de costas disse...

Sports do not build character. They reveal it.

Heywood Broun