quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ano de estágio revisited

Já não me lembro do propósito mas passei as últimas aulas a ver os vídeos das minhas aulas durante o estágio. Constatações evidentes:

- tenho fases e aulas em que apresento discurso semelhante do Hitler no filme.
- os meus ex-alunos eram incrivelmente estúpidos. Coitadinha de mim.
- apesar de serem incrivelmente estúpidos, tinham um sentido de humor fantástico, digno de rivalizar com o meu (com o problema de que sendo os vídeos para avaliação não podia permitir momentos daqueles muito menos achar piada e dar continuidade como faço agora. Coitados).
- os meus fatos de treino parecem verdadeiros pijamas!
- tenho uma evidente predilecção por umas calças azuis que aparecem aula sim aula não.

Conclusão final:
Do primeiro para o 3º período deixei o discurso à Hitler, eles deixaram de ser incrivelmente estúpidos para serem só parvos e/ou lentos, rendi-me ao humor (meu e deles) como parte integrante nas aulas (momentos dignos de stand up) e até os meus “pijamas” passaram a ser mais fashion. O que não mudou foi a porcaria das calças azuis que (ainda guardo no armário e) pelo 3º período fora continuaram aula sim aula não.

Nota: acabo de ver a ultima aula, que cujos 5 minutos finais ainda me lembrava. Depois da auto e hetero avaliação, deixei-os fazer a minha com a possibilidade aberta para dizer mal de mim, e, depois dos graxistas ouve-se da boca de um dos meus meninos de 18 anos, entre os risos incluindo o meu, "ainda tem muito que aprender mas tem jeito"! Nunca gostei tanto deles como naquele dia. Das ultimas coisas que se ouve no vídeo é que fui mais que uma professora para eles e que eles foram mais que alunos para mim. Talvez por isso esta vontade tão grande de voltar para aquele pedaço de terra perdido no mapa.

Sem comentários: